segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Intervenção Estatal e o setor imobiliário




Salve, Salve Amigos!

Hoje vou entrar em um assunto polêmico, que a maioria provavelmente irá falar: 
-Mentira Sr Hammer, isso é um absurdo, imóvel nunca desvaloriza!



Entretanto estamos passando por um período que há tempos já se comentava pelos cofins da internet e que fortemente foi infelizmente desmentido pela maioria. Hoje o que vemos é um cenário de estabilização dos preços e queda perante a inflação, sendo que a tendência é permanecer deste modo por longos anos até uma equalização em relação a renda da população, pelos seguintes motivos:

  • Governo não consegue injetar dinheiro na construção civil;
  • Maiores players falindo (Vide PDG);
  • População com redução de suas economias (Poupança em baixa);
  • Preço do aluguel em redução.
Ao analisar imoveis retomados na caixa um passivo de 4,9 bilhões no primeiro semestre de 2016 (Olhe uma matéria aqui). Se ela fosse uma construtura, seria a maior construtura com estoque no Brasil! É incrível como uma grande parcela das riquezas criadas no Brasil foram direcionadas para esse setor seja por liberação desenfreada de crédito ou apoio a empresas do setor.

Em relação ao crédito farto podemos relatar que sempre o bem de consumo seja ele, imóvel, automóvel ou um abajur será vendido pelo valor que o cliente aceita pagar, sabendo ou não o processo que foi realizado para a construção daquele bem. 

As subidas constantes de preço foram ocasionadas pelos empréstimos desenfreados e cada vez mais alto e descolado com a renda familiar brasileira. Se antes as pessoas juntavam dinheiro por 5 anos para adquirir um imóvel agora assumem uma dívida de 30 anos 3 vezes maior que o valor solicitado. Hoje vemos pessoas na faixa de 20 a 35 anos falando que possuem um imóvel, porém na verdade possuem apenas uma divida que carregara anos a fio.

Será que estamos vivendo numa Bolha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por partilhar suas informações, isso ajuda a evolução mutua!